Sobre o Curso
O curso objetiva formar profissionais de nível superior para atuarem na administração pública e privada, de modo a preparar os gestores para planejar, organizar, dirigir e avaliar projetos e programas educacionais. Através deste programa, será possível contribuir com a formação de profissionais da educação desenvolvendo competências e apresentando ferramentas que os possibilitem atuar na gestão escolar de forma a aumentar os padrões de qualidade da educação.
Contexto histórico da estruturação política do ensino e das lutas por educação pública no Brasil. As principais reformas educacionais brasileiras, os projetos em disputa na sua formulação e os mecanismos de sua implementação. Análise crítica dos determinantes da estrutura e funcionamento da educação básica e das políticas educacionais do Brasil contemporâneo.
Contexto histórico da estruturação política do ensino e das lutas por educação pública no Brasil. As principais reformas educacionais brasileiras, os projetos em disputa na sua formulação e os mecanismos de sua implementação. Análise crítica dos determinantes da estrutura e funcionamento da educação básica e das políticas educacionais do Brasil contemporâneo.
Estuda os novos paradigmas sociais e os processos de informatização da sociedade; As possibilidades e limites do uso dessas Tecnologias na educação infantil e no ensino fundamental como recursos facilitadores da aprendizagem; As políticas públicas de acesso tecnológico na escola; Alternativas metodológicas para inserção das novas TDICs como ferramentas de aprendizagem.
Reflexão crítica das questões ético-político-educacionais na ação do educador quanto à inclusão de alunos (as) de necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino.
Perspectivas históricas e conceituais da Educação Especial e Inclusiva. Pressupostos sociais, educacionais e políticos. Aspectos legais da Educação Especial e Inclusiva. Inclusão, sociedade, família e escola. Educação Especial e Inclusiva e mediação pedagógica. O currículo e o projeto pedagógico na diversidade: adequações curriculares; Tecnologias assistivas e de comunicação alternativa; Aspectos legais: Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/96; Decreto nº 7.611/2011; Atendimento educacional especializado para alunos com: Deficiência física; Deficiência visual, Deficiência auditiva, Deficiência intelectual, Transtornos Globais do Desenvolvimento: Síndrome do Autismo, Asperger e Rett, Transtorno Desintegrativo da Infância (Psicose Infantil).
Planejamento de RH. Principais fundamentos dos subsistemas de recursos humanos. Aspectos da legislação trabalhista no serviço público (federal, estadual e municipal). Desenvolvimento gerencial. Treinamento e desenvolvimento.; Legislação trabalhista e previdenciária relacionada à segurança e saúde no trabalho; Acidentes do trabalho e doenças profissionais: estatística, causas, consequências, análise, custos, prevenção; Riscos ambientais (físicos, químicos e biológicos): reconhecimento, avaliação e prevenção; Segurança no trabalho, aspectos preventivos, ergonomia e CIPA; Aspectos jurídicos da segurança e saúde ocupacional.
Pressupostos teóricos metodológicos subjacentes à prática do Orientador Educacional. Educação Integral e Orientação Educacional. SOE. Organização do SOE. Técnicas de trabalhos com a família do aluno. Áreas de atuação do Orientador Educacional. Funções da orientação educacional.
O processo de planejamento em seus diferentes enfoques e sua materialização em Planos, Programas e Projetos. A ação do planejamento na organização escolar: do Projeto Pedagógico ao Plano de Ensino. Organização e Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico e sua interface com o planejamento, o currículo, a formação continuada e a avaliação escolar e demais aspectos que envolvem a dinâmica do espaço educacional.
Principais políticas de regulação e a supervisão de Instituições de Educação Superior (IES), públicas e privadas, pertencentes ao sistema federal de educação superior. Sistema e-mec. Processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação e credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior, tanto na modalidade presencial como a distância. Regras para transformação de faculdades em Centros Universitários e Universidades. SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, indicadores do MEC: Enade, IDD, CPC, CC, IGC e CI.