Sobre o Curso
O papel da educação em direitos humanos é, através do conhecimento, proporcionar condições e transformação da consciência sobre o contexto sócio-histórico e cultural em que os indivíduos se inserem, promovendo senso crítico e transformação social por meio do processo educativo reflexivo. A formação de indivíduos éticos, solidários, comprometidos com a justiça social e os direitos humanos requer o engajamento de toda a sociedade, de modo que cada cidadão assuma a sua quota de responsabilidade. Com o reconhecimento da importância deste tema, ele passa a ser incluído nos temas transversais de educação na escola, assim como recomendado pela BNCC. Desta forma, fazer uma pós-graduação em Educação e Direitos Humanos é, portanto, um diferencial competitivo para profissionais que desejam se especializar e garantir um bom espaço de atuação no campo da educação. A Pós-graduação lato-sensu em Educação e Direitos Humanos vai preparar você para trabalhar em sala de aula, como também, em outros espaços educativos não escolares, adquirindo competências e habilidades para desenvolver nos educandos, conhecimentos transversais que envolvem educação, cidadania, ética e direitos humanos, assim como, exige a nova BNCC. Para ingressar no curso você precisa ter, obrigatoriamente, diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
A ciência e os tipos de conhecimento. A ciência e os seus métodos. A importância da pesquisa científica. Desafios da ciência e a ética na produção científica. A leitura do texto teórico. Resumo. Fichamento. Resenha. Como planejar a pesquisa científica. Como elaborar o projeto de pesquisa. Quais são os tipos e as técnicas de pesquisa. Como elaborar um relatório de pesquisa. Tipos de trabalhos científicos. Apresentação de trabalhos acadêmicos. Normas das ABNT para Citação. Normas da ABNT para Referências.
Natureza política da educação. Relações entre realidade educacional, Estado, ideologia, legislação e políticas públicas. Concepções de estado: liberal, intervencionista e neoliberal. Políticas educacionais configuradas no Estado brasileiro em seu desdobramento histórico- social. Cidadania global, consumo e política educacional. Processo nacional de elaboração de políticas públicas no bojo da mundialização da política e internacionalização da economia. Mudanças das relações entre Educação e Estado: políticas públicas para os diferentes níveis de ensino.
A sociologia e antropologia como ciência. Aspectos conceituais da sociologia e antropologia. O surgimento da sociologia da educação. Teorias sociológicas e antropológicas clássicas. A educação como processo social e suas relações com a cultura e a aprendizagem de papéis sociais. Questões da sociologia e antropologia contemporâneas. As relações entre educação e sociedade: a natureza e as especificidades dos fenômenos sócio-antropológicos e suas relações com os fenômenos educacionais. Diversidade etno-cultural e educação: diferença e desigualdade. Educação, escola e multiculturalismo: a escola como espaço de socialização e de vivências socioculturais.
Tratados internacionais de direitos humanos. Regulamentação dos direitos humanos na legislação brasileira. Diretrizes nacionais para a educação em direitos humanos. Direitos humanos no ambiente educacional. Educação em direitos humanos na educação não escolar. Desafios e tendências da educação em direitos humanos.
Introdução à Educação Étnico-Racial. Fundamentos legais para Educação das Relações Étnico-Raciais. Histórias, culturas e sociedades africanas. O negro na sociedade brasileira. Literatura africana e afro-brasileira. Relações raciais no Brasil com recorte racial. Contribuições da matriz africana nas artes brasileiras. Resistência negra no Brasil. Literatura africana e afro-brasileira. Arte e cultura africana e afro-brasileira. Culturas indígenas no Brasil. Metodologia de Ensino em Educação para as relações étnico-raciais. Raça, currículo e práxis pedagógica.
Conceituação de ética e de cidadania em seus diferentes aspectos. Implicações culturais associadas à cidadania e ética. Diferenciação entre ética e moral. Exigências individuais e sociais da cidadania. Panorama nacional e regional da realidade sobre a questão dos direitos humanos. Análise dos principais problemas relacionados à ética, cidadania e direitos humanos no campo social, político, econômico e cultural. O respeito à diferença, à questão de raça e etnia. Ética, direitos humanos e violência. Ética, política e cidadania. Dilemas do mundo político contemporâneo. Ética e sociedade globalizada. Ética e cidadania na sociedade tecnológica. Ética, cidadania e trabalho: problemas atuais da profissão (aspectos éticos, de mercado e futuro da profissão). Código de ética do profissional da área.
Educação Especial no Mundo. Educação Especial no Brasil. Legislação da Educação Especial: percurso histórico. Educação Especial x Educação Inclusiva. Princípios e fundamentos de uma escola inclusiva. Adaptações curriculares para a inclusão. Os desafios dos professores na Educação Inclusiva. Capacitação docente para Educação Inclusiva. Educação Inclusiva: a diversidade na aprendizagem. Parâmetros Curriculares Nacionais e a Educação Inclusiva. Equipe multidisciplinar para Educação Inclusiva. Família e escola no processo de inclusão. As contribuições da tecnologia assistiva na Educação Inclusiva. Composição e tipos de salas de recursos multifuncionais. Avaliação tradicional versus a avaliação inclusiva. Deficiências e transtornos: Deficiência Auditiva; Deficiência Visual; Transtornos de Déficit de Atenção; Autismo; Dislexia; Discalculia; Hiperatividade; etc.
O que se entende por Transtorno do Espectro Autista (TEA)? O termo TEA sempre foi utilizado? Como se deu a evolução conceitual acerca do Transtorno do Espectro Autista? Quais as características do TEA? Existem semelhança entre o TEA e outras síndromes? Existe proteção legal relativa à pessoa com TEA? Como se dá o direito à educação das pessoas com TEA? Quais os desafios enfrentados pelos professores que lidam com crianças com TEA? O que é o Atendimento Educacional Especializado (AEE)? Funcionários dedicados às crianças com TEA.