Sobre o Curso
É com grande entusiasmo que apresentamos nosso Curso de Pós-Graduação em Cultura Digital e Processos Educativos. Esta é a oportunidade de aprimorar suas habilidades e se tornar um educador de destaque na era digital. Nossa proposta é capacitá-lo a compreender e utilizar de maneira estratégica as mais recentes tecnologias digitais em ambientes educacionais. Você estará preparado para se destacar em um mundo onde a tecnologia é a chave para o aprendizado eficaz. Além disso, promoveremos a alfabetização midiática e de multiletramentos, essenciais em um ambiente de comunicação digital constante. Você estará preparado para guiar seus alunos na navegação segura e crítica no mundo digital. Outro ponto fundamental do nosso curso é a ênfase na neuroeducação e nas estratégias de aprendizagem baseadas em evidências. Você se tornará um educador que compreende profundamente como os estudantes aprendem e será capaz de aplicar abordagens de ensino comprovadas pela pesquisa para obter resultados excepcionais. A compreensão da cultura digital e suas implicações na educação também é uma parte essencial do programa. Você explorará questões éticas, sociais e culturais relacionadas ao uso da tecnologia digital na sala de aula. Estamos comprometidos com a promoção da inclusão e acessibilidade na educação, e você estará preparado para atender às necessidades de todos os alunos, independentemente de suas habilidades. Imagine-se também explorando a interseção entre literatura e mídia, abrindo portas para novas abordagens criativas em sua prática pedagógica. Por fim, o nosso curso oferece preparação para o ensino superior e o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, capacitando-o a lecionar em instituições acadêmicas e a conduzir pesquisas de alto impacto na área da educação digital. Esta é a sua oportunidade de se destacar na era digital e moldar o futuro da educação. Inscreva-se agora e comece sua jornada rumo ao sucesso na Cultura Digital e Processos Educativos!
Multiletramentos na educação: linguagem hipermidiática, letramento digital e letramento midiático; letramentos políticos, letramento científico e letramentos críticos no contexto educacional e midiático. Pedagogia dos multiletramentos: estratégias e práticas de multiletramentos na educação; tecnologias e gêneros digitais como mediadores dos processos de (multi)letramento e seus aspectos cognitivos e sociais. Era da Pós-verdade e Educação midiática: legitimação da informação e da construção do conhecimento nas redes e formação da autonomia cognitiva dos estudantes; Recepção crítica e compartilhamento responsável das informações. Sociedade da infodemia e processos educativos: gênese e dinâmicas da infodemia; disseminação de conteúdos falsos e processos de ensino e aprendizagem escolar; estratégias de análise e validação de fontes e de discursos das redes e mídias sociais; desafios da educação midiática. Propostas pedagógicas para trabalhar com gêneros midiáticos na escola.
Impacto da revolução digital nos negócios. Gestão da inovação na era digital. Negócios digitais. Desafios da transformação digital. Tecnologias emergentes: Data Science e Big Data, Internet das Coisas (IoT), Inteligência artificial (AI), tecnologias cognitivas, Blockchain e dinheiro digital. Plataformas e ecossistemas digitais. Tendências de futuro.
Trajetória histórica da educação. O que se deve entender por tecnologia. Informática na educação. Geração digital. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas no Ensino Superior. TIC e o novo paradigma educacional. TIC para formação de professores em EAD. TIC para mediação pedagógica no ensino superior.
O que é aprendizagem e como o cérebro aprende. Por que a aprendizagem depende do meio social. Autorregulação cognitiva e funções executivas. Plasticidade cerebral. Tipos de atenção. Como funciona a atenção concentrada. A relação da atenção com a criatividade. Como exercitar a atenção. Como estimular a criatividade. Como funciona a memória. Tipos de memória. Papel da repetição na educação. Estratégias de memorização. Como o sono influencia a memória. Papel da linguagem na regulação das emoções. A disciplina na regulação das emoções. Erros como estratégia de aprendizagem. Como estimular o esforço e a resiliência. Como e por que criar motivação. Como as informações ganham sentido. Aprendizagem de conceitos. Dificuldades na compreensão da linguagem. Estratégias para exercitar a compreensão.
A Educação como prática cultural na contemporaneidade sob a perspectiva das novas Tecnologias digitais e da Cultura digital e as relações de tais práticas com a Educação e os processos educativos escolares. Novas subjetividades, representatividades e diversidade na era digital e seus efeitos na juventude. Desafios da era digital para o trabalho docente e para as práticas pedagógicas. As tecnologias digitais e os processos educativos: estilos de aprendizagem e modelos pedagógicos. Educomunicação e aprendizagens ativas. Processos educativos na era digital. Autoria, produção e difusão do conhecimento na cultura digital: hipertextualidade, virtualidade e interatividade. As redes sociais e os processos educativos. Produção de mídia educativa. Mídia, arte, e ações educativas: tecnologias midiáticas, arte contemporânea e cibernética, expressão comunicativa por meio da arte. Estratégias de produção audiovisual e de arte-mídia em contexto escolar.
A acessibilidade. O objetivo da tecnologia assistiva. A tecnologia assistiva em prol da inclusão social e educativa. Divisão das categorias assistivas. A CIF e o desenho universal. Softwares de acessibilidade, funções e usos. Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade.
Breve histórico da cultura. Elementos definidores da cultura. Cultura, mídia e literatura. Literatura, ferramentas eletrônicas e novos circuitos do texto literário. Diluição de fronteiras entre os meios, os suportes e os campos artísticos. Convergência entre os textos literários e a arte audiovisual: textos midiáticos. Literatura, cinema e televisão. Narrativas gráficas. Poesia digital. Clássicos literários em quadrinhos. Literatura para celular. Crise do paradigma estético da modernidade, hierarquia cultural e a questão do valor.
O papel do professor universitário. Andragogia. Reflexões sobre a teoria e a prática. Relacionamento professor-aluno. O planejamento no ensino superior: definição de objetivos, seleção de conteúdos, escolha de metodologias. Plano de aula. Aula expositiva. Trabalhos em grupo. Metodologias ativas: aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem baseada em problemas, movimento maker, sala de aula invertida, aprendizagem entre times. Uso do portfólio no ensino superior. Novas tecnologias educacionais. Avaliação comprometida com a aprendizagem.
A pesquisa e a construção do conhecimento. Conhecimento popular e conhecimento científico. Ética na pesquisa. Discussão e elaboração de projetos de pesquisa. Dimensões da pesquisa. Pesquisar para quê? Desenvolvimento de projetos. Tipos de pesquisa. Fontes e base de dados de pesquisa. Normas e relatórios de pesquisa.